VOCÊ CONHECE AS REGRAS DE PRIORIDADE DO KITESURF? 

 

 

REGRA 01:

O kitesurfista que esta na praia e vai entrar na água, tem o direito de prioridade e passagem sobre o kitesurfista que já está na água, devendo este fazer o retorno e dar espaço para que o kitesurfista entre na água.

Por que?

A justificativa para essa regra é que o vento as vezes é muito rajado onshore, por isso o kitesurfista entrando na água apresenta maior risco e, portanto, deve ter a prioridade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

REGRA 02: 

O kitesurfista que vai estibordo (mão direita à frente) tem prioridade sobre o kitesurfista que vem no sentido contrário e deve manter seu curso e velocidade para que o outro kitesurfista o evite.

O kitesurfer indo a bombordo (mão esquerda à frente ) deve ceder espaço ao se aproximar de outro Kitesurfista em sentido contrário, ou ajustar a velocidade e passar downwind com a pipa baixa para evitar uma colisão.

REGRA 03:

REGRA DE OURO!
Se você estiver indo Up Wind (contra o vento), manter seu kite ALTO.
Se você está indo Downwind (direção do vento), manter seu kite BAIXO

Por quê? 

Para evitar colisões… Simples assim!

 

 

 

 





REGRA 04:

Quando dois kitesurfistas velejam no mesmo sentido, o kitesurfista que vai mais rápido e vem de trás deve fazer a volta para dar lugar ao kitesurfista indo mais devagar a sua frente.

Por quê?

Vindo de trás, o kitesurfista que vai mais rápido tem uma imagem mais clara da situação, por isso deve ceder espaço aos outros kitesurfistas e mudar seu curso.

 

 

 

 






VEJA TAMBÉM 15 DICAS DE SEGURANÇA QUE TODO KITESURFISTA DEVE SABER!!!

REGRA 05:

Deve ser dada prioridade à outros usuários da praia e do mar. Os kitesurfistas devem passar a Downwind (direção do vento) deles.

Por quê?

Um banhista na praia ou outros usuários no mar, não podem reagir tão rapidamente como você com um kite, assim, você deve tomar cuidado com pessoas nadando e todas as outras pessoas nas proximidades. Além disso, estando a favor do vento dos usuários da praia, ajudará a evitar colisões caso você perca o controle de seu kite (perdendo o controle com banhistas na direção contraria ao vento, pode resultar em um choque perigoso, uma vez que você e sua pipa podem acabar se arrastando).

 

 

 

 

 





REGRA 06:

O kitesurfista que está surfando uma onda tem prioridade sobre kitesurfistas saltando ou indo na direção oposta.

Por quê?

Quando se surfa uma onda, a dificuldade do controle da pipa é maior, então há menos espaço de manobra. No entanto, a regra 1 é aplicável quando as ondas se aproximam da costa. Neste caso, o kitesurfista que está surfando tem de abrir caminho para o piloto que está entrando na água.

 

 

 





REGRA 07:

Para realizar um salto o kitesurfista deve ter uma zona de segurança clara de 50m downwind (direção do vento) e 30m contra o vento.

Por quê?

É importante ter uma zona de segurança, porque ao realizar um salto, você se move a favor do vento quando salta. E na direção contrária ao vento também é importante a distância, a zona de segurança é para que as linhas de seu kite, não bata nas linhas de outra pipa (alguém que esteja praticando nas proximidades).

 

 






ATENÇÃO: Sempre ao velejar use o bom senso, nem todos os velejadores conhecem estas regras, por isso não espere que o outro kitesurfista faça a parte dele, e sempre esteja num passo a frete e atento para evitar acidentes!!! SEMPRE DÊ A PREFERENCIA AOS BANHISTAS, muitos acidentes graves já aconteceram em nosso esporte por desatenção e despreparo.

 

FONTE: IKO (fotos) https://www.ikointl.com/pt-br/
 

DÍCAS E 

INFORMAÇÕES

VOCÊ CONHECE AS REGRAS DE PRIORIDADE DO KITESURF?

15 DICAS DE SEGURANÇA QUE TODO KITESURFISTA DEVE SABER

07 ILHAS PARADISÍACAS PERFEITAS PARA O KITESURF

WINDGURU - GUIA DE UTILZAÇÃO

5 DICAS PRA VOCÊ CUIDAR MELHOR DE SEU KITE

Please reload

picos de kite

BRASIL
CARIBE
ÁFRICA/ÁSIA
E.U.A/AMÉRICA DO SUL
EUROPA
AUSTRÁLIA
Mostrar Mais