WINDGURU - GUIA DE UTILZAÇÃO 


O Windguru dispensa maiores apresentações, esta ferramenta faz parte do dia-a-dia de muitos de nós, kitesurfistas, então conhecê-lo em detalhes, saber identificar todas as variantes pode ajudar e muito na escolha do melhor material à ser usado e aproveitar melhor as condições do local; Então vamos lá...

O QUE É O WINDGURU ? 

O Windguru é um serviço especializado em previsões meteorológicas, voltado para os amantes de windsurf e kitesurf (entre outros...). As previsões são baseadas em modelos meteorológicos estando o Windguru em condições de fornecer previsões para qualquer local no planeta Terra.

Note que os modelos são apenas... modelos; a previsão do tempo é extremamente difícil e os modelos que são utilizados são bastante complicados. É normal que as previsões sejam imperfeitas.

No site ainda indicados, a temperatura, precipitação, nebulosidade e vaga (para os locais no mar). É claro que esta não é a única informação que poderá consultar neste site: há também um histórico de vento, previsão de marés, alguns mapas com previsões, "Previsões Top" e pesquisa.

* deixando claro que estamos falando do modelo acessado pelo computador, no aplicativo pelo celular as informações são mais objetivas... para acessar pelo celular as mesmas informações abra o aplicativo e clique no icone On Windguru (veja a foto).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



TABELA DE PREVISÕES:


Cada tabela de previsão mostra o tempo e a data de iniciação do modelo (canto superior esquerdo da foto baixo, data de 07/05/2015)) em UTC (UTC é o Tempo Universal Coordenado ou a sigla de Universal Time Coordinated, também conhecido como tempo civil, é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo). 

A última linha da foto da previsão abaixo mostra as coordenadas, a altitude e o fuso horário do local. Junto ao ícone do sol encontra-se o tempo de nascer e de pôr-do-sol em hora local.

 

       

 

 

 

 

 

 

Uma pequena legenda para as previsões: 

Velocidade do vento: velocidade do vento é sempre representada considerando o vento 10 metros acima da superfície, e não sua sensação na praia;

Vento rajado: é o máximo que o vento poderá soprar em determinado momento, claro que as condições de relevo e local influenciam muito;

Vento corrigido(caso você não conheça esta opção é bem simples utilizá-la): A idéia de "vento corrigido" é determinar se o vento estará "bom" num determinado local, que seja bastante sensível à sua direcção, e onde o modelo não o permite determinar. 
*para ver o vento corrigido siga estes passos:

1... clique em [opções] para abrir a janela de correções do vento (no alto, lado direito da foto acima)
2... clique para aplicar as correções do vento à previsão (foto abaixo)



 

 

 

 



 

 

Direção do vento: a maioria compreende isto, mas caso alguem ainda tenha dúvidas...      é vento NORTE ou seja, vento que sopra do norte, seta ao contrário          é vento SUL e assim por diante... Exemplo para vento Sudoeste::

Temperatura: temperatura medida 2 metros acima do solo; 

Nebulosidade: Percentagem de nebulosidade alta / média / baixa. Opcionalmente, os utilizadores registados podem escolher ver apenas um valor único da nebulosidade total (baixa, média e alta juntas).

Rainfall (mm/3h) : nesse exemplo a medição e de 3 em 3horas e o número mostra em milímetros, a possibilidade de chuva;

Classificação Windguru: Quão boas serão as condições para o kitesurf? ... o número exato de estrelas depende dos seus parâmetros de utilizador; algo como isto:

                 = Deve estar bom mas apenas para kites grandes

                 = Vento muito bom. Não deixe as seu kite pequeno em casa!

                 = Irado! É um crime ignorar um dia como este!

 

Onda: Altura significativa da onda em metros: representa a altura média (da crista à cava) de um terço das maiores ondas no local.

Período da Onda (em segundos): É o período das vagas dominantes resultante do seu espectro de energia; podem ser "ondas de vento" geradas localmente (no caso de existirem fortes ventos locais) ou ondas marítimas geradas em outro local.

 

 

 

 



 

DÍCAS E 

INFORMAÇÕES

VOCÊ CONHECE AS REGRAS DE PRIORIDADE DO KITESURF?

15 DICAS DE SEGURANÇA QUE TODO KITESURFISTA DEVE SABER

07 ILHAS PARADISÍACAS PERFEITAS PARA O KITESURF

WINDGURU - GUIA DE UTILZAÇÃO

5 DICAS PRA VOCÊ CUIDAR MELHOR DE SEU KITE

Please reload

picos de kite

BRASIL
CARIBE
ÁFRICA/ÁSIA
E.U.A/AMÉRICA DO SUL
EUROPA
AUSTRÁLIA
Mostrar Mais